A Dimm desenvolveu um FAQ objetivo e direto com base nas perguntas e dúvidas mais frequentes.

FAQ - Perguntas Frequentes

A sigla ERP vem do Inglês Enterprise Resource Planning, conhecido por aqui como Sistema de Gestão Empresarial, o ERP é um sistema completo de gestão que permite integrar todos os processos da empresa, possibilitando assim, o compartilhamento e uso de informações corporativas pelas diversas áreas da empresa o que facilita em muito a monitoração de processos e atividades, a gestão operacional e financeira, elevando o nível organizacional e a eficiência nos resultados do negócio.

A implantação bem-sucedida do ERP numa empresa não só gera benefícios imediatos de gestão operacional, mas também facilita a identificação problemas e oportunidades, fornecendo uma importante e confiável base de informações para que o gestor / empreendedor possa criar novas estratégias de mercado e desenvolver soluções inovadoras para a organização.

No caso do DIMM, o sistema já incorpora uma série de processos e automações que são o resultado de um longo aprendizado adquirido e acumulado nas implantações anteriores. Contudo, o processo de implantação é sempre um ótima oportunidade para revisitar os processos organizacionais e operacionais das empresas e promover mudanças buscando sempre a melhor eficiência operacional, desta forma a implantação deve ser uma tarefa feita a 4 mãos, onde a empresa apresenta suas necessidades, a consultoria demonstra como a solução atenderá aqueles requisitos, é feito então uma validação de aderência ou necessidade de ajustes resultando na produção de um roteiro de implantação a ser seguido por todos.

Resumidamente o projeto é dividido em 7 pequenas fases a saber: (1) verificação e adequação da infraestrutura; (2) levantamento de requisitos e verificação de aderência dos processos; (3) instalação da solução e ajustes necessários; (4) configuração e parametrização; (5) preparação dos dados e carga dos cadastros; (6) treinamento dos usuários e administradores; (7) homologação e ativação.

O tempo de implantação do Sistema ERP depende da complexidade de cada empresa, da existência prévia ou não de um sistema de gestão, da disponibilidade de informações e pessoas para atuarem continuamente no projeto, todos estes fatores influenciam o projeto e seu tempo de execução. A DIMM Sistemas desenvolveu ao longo do tempo uma metodologia e ferramentas que ajudam a acelerar o tempo de implantação facilitando as interações com os Clientes, normalizando dados e automatizando cargas e validações. De forma geral, uma implantação simples pode levar cerca de duas semanas e uma bem mais complexa em torno de 3 meses.

Como já comentado em tópico anterior, o ERP é na essência uma ferramenta de integração e gestão organizacional, contudo, podemos destacar aqui 5 benefícios diretos e tangíveis em todas as organizações:
1. Integração de processos e áreas: por ser uma ferramenta corporativa, suas regras são compartilhadas e utilizadas uniformemente em toda a organização, assim como, seus dados mais críticos e sensíveis aos negócios. As compras só ocorrem se houver requisições geradas pelo sistema e que precisam ser aprovadas por quem tem essa responsabilidade na empresa. Os recebimentos só acontecem se houver um pedido e ordem de abastecimento, os pagamentos só ocorrem se houver uma fatura ou documento aprovado para tal, os custos, os preços, os descontos e comissionamento são todos controlados por políticas e todas as transações são registradas e contabilizadas automaticamente.
2. Redução de custos: Com os processos padronizados, monitorados e controlados é possível investir forte na busca por uma melhor eficiência operacional. O ERP permite um maior controle da produção e dos estoques, resultando no planejamento e redução de compras, controle dos custos de estocagem, custo de produção e distribuição. Gestão de demandas, performance de produtos e mercados, ajudam a manter a operação mais enxuta e rentável.
3. Produtividade: É comum na maioria das empresas a realização de atividades paralelas consumindo horas de profissionais, recursos físicos e financeiros em atividades repetitivas, de baixo valor agregado, burocráticas e não ligadas diretamente à atividade principal da Organização. Os processos integrados num sistema de ERP e as rotinas de automação incorporadas, reduzem drasticamente essas atividades permitindo que os recursos e pessoal possam ser direcionados às atividades fins, à melhoria da qualidade, à gestão do processo produtivo, identificação e correção de falhas com consequente aumento de resultados e margens.
4. Inteligência de Negócio: A utilização pragmática de um sistema de ERP por todos os setores da empresa resulta no acúmulo de dados valiosos para a gestão estratégica das empresas. Nele você tem disponível em poucos cliques informações detalhadas e confiáveis dos seus processos produtivos; dos produtos; dos custos e preços; giro de estoque; margens por produto, por Cliente, por contrato, por região; performance de vendedores; giro de estoque, dados financeiros, mercadológicos e muito mais. Todas estas informações formam a base para o perfeito entendimento do seu negócio, a identificação de ameaças e oportunidades e permitem elaborar planejamentos estratégicos concisos e confiáveis e buscar o crescimento dos negócios focando nos mercados de interesse.
5. Atendimento a requisitos Legais (compliance): Todo bom ERP deve implementar práticas legais fiscais e contábeis, desta forma, seus processos internos atendem a legislação incorporando em suas rotinas de automação as regras e determinações legais, proporcionando ao empresário segurança no desenvolvimento de suas atividades, controle e uma tremenda economia de tempo operacional. Essas obrigações dizem respeito a NFe, CuponFiscal, Transporte Eletrônico, Manifesto de Conhecimento, Speed Fiscal e Contábil, Sintegra e boas práticas contábeis. Desta forma, a utilização de um sistema ERP por todas as áreas de uma organização trás segurança, eficiência, controle e crescimento.

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